//O que é a inflação e como ela afeta a sua vida

O que é a inflação e como ela afeta a sua vida

Pixabay

O que é a inflação e como ela afeta a sua vida

O que é a inflação? Muita gente ainda se faz essa pergunta nos dias de hoje, e fica sem resposta. Vamos lembrar do passado então, quando as coisas eram mais tranquilas. Hoje em dia tudo é mais caro do que jamais foi.

Lembra de quando você podia comprar um carro zero por uma certa quantia? E hoje em dia mal dá pra dar entrada em um usado? Isso é inflação, um tipo de problema causado pela má gestão do governo de nosso país.

A inflação, na verdade, é apenas um termo usado na economia para falar que os preços subiram. Isso é um resumo bem fraco, já que ela vai além disso. E também existe a deflação, que ocorre quando os preços começam a cair demais.

O que é a inflação e o que pode gerá-la?

A inflação sempre segue os conhecidos efeitos da lei de demanda e oferta. Quando o consumidor se encontra disposto a gastar, e pode fazer isso, é normal que os preços acabem subindo. A oferta, entretanto, também participa nos preços. Quando um serviço ou produto tem uma quantidade menor no mercado, seu preço vai subir. É o que ocorre quando algum problema surge na produção de determinado alimento. Isso faz com que os preços subam.

Uma outra causa comum é a indexação. Esta prática é o ato de reajustar os preços com base em valores de outras. Em outras palavras, se o preço do produto base sobre, o substrato também sobe. Outro fator que influencia é o mercado de câmbio. Se o preço do dólar começa a subir, itens importados começam a ficar com valores altos. Além disto, por mais que o produto seja nacional, se ele tiver componentes importados, o preço também sobe.

O governo pode influenciar na inflação?

A forma como um governo lida com os recursos que tem também consegue gerar aumento nos preços. Isso acontece quando o governo gasta mais do que arrecada. Os juros são apenas o começo da arrecadação estatal. E ela é o que vai determinar se o governo é saudável ou não. Quando isso ocorre, o governo emite moedas para pagar o que deve. Com mais dinheiro circulando, os preços sobem rapidamente.

A saúde da gestão é determinada pelo déficit. Se ele não existir, tudo está indo muito bem, mas se for alto, as coisas devem mudar urgentemente. Uma outra ação que influencia na subida dos preços é a cobrança dos impostos. Quando um governo resolve elevar seus tributos, ele acaba puxando também todos os preços para cima.

Quais são os efeitos da inflação

O que é a inflação você já sabe, mas no quê ela afeta? Bom, a primeira coisa, sem dúvidas, é o poder de compra das pessoas. Depois vem a redução nos investimentos por parte dos empresários. Eles não vão gastar mais do que devem para investir. E em terceiro, vem o ambiente de incerteza, já que não se sabe se a economia vai ou não atrapalhar mais do que já atrapalha.

Porém, relevando os efeitos negativos, a inflação não apenas mostra que a economia está péssima. Ela pode ser lida como um sinal de que essa economia está se movendo, se mantendo aquecida. Por mais que seja confortável, a queda dos preços é ruim para a economia geral. Isso pode acabar fazendo com que o consumidor adie suas compras, esperando para que o valor caia ainda mais.

Como controlar a inflação

Existem algumas formas que o governo pode usar para tentar reter a inflação. Confira mais sobre elas para entender qual o papel do estado em toda essa história.

1. Aumentar os juros

Essa ferramenta ajuda a controlar a inflação. Usando a Selic, o governo pode tentar frear o aumento dos preços. Isso acontece porque com juros elevados os consumidores deixam de comprar esperando que o preço baixe. A baixa demanda faz com que os preços diminuam.

2. Reduzir gastos

Se o governo começar a arrecadar mais do que investe, não é necessário emitir moedas para poder custear essa despesa.

3. Aumentar as produções

Investir pesado na capacidade de produção é, sem dúvida, uma das formas mais adequadas de reduzir preços. Isso acontece porque há mais produtos para o consumidor, aumentando a oferta e, consequentemente, diminuindo os preços.

Essas são as melhores formas de se conter a inflação. Mas claro, isso é apenas o começo, existe muito mais por baixo que deve ser compreendido para poder-se entender o que é inflação verdadeiramente.

Existem diversas formas de inflação, e ela se dá devido a erros cometidos pelo governo, geralmente. A população, como consumidora de bens e serviços, apenas pode decidir comprar ou não. E em momentos de crise, geralmente a população estoca itens, aumentando assim a procura e diminuindo a oferta, o que gera um aumento massivo nos preços do mercado.

Rate this post
2018-10-26T02:51:18+00:0027 September 2018|Blog financeiro|0 Comments

Leave A Comment