Como funciona o capital de giro e para quê ele serve

Pixabay

Como funciona o capital de giro e para quê ele serve

Bom, entender como funciona o capital de giro é importante, principalmente para quem está querendo abrir uma empresa. O capital de giro é um montante de dinheiro, geralmente usado para financiar operações da empresa. Ele funciona mantendo-a rodando, seja para ter mais estoque ou para cobrir alguma despesa extra.

O que é capital de giro

Capital de giro também pode ser traduzido como capital de trabalho. Ele é o capital que é necessário para que se possa financiar qualquer continuidade de uma operação. Pode ser considerado como uma forma de recursos para ajudar a financiar seus clientes, para manter sempre o estoque cheio. Pode ser ainda para pagar algum fornecedor, salários, impostos e todos os demais custos operacionais gerados por uma empresa.

Conforme o nome indica, esse capital está diretamente relacionado com as contas financeiras que giram na empresa. Ele funciona movimentando-a todos os dias. Estando o capital de giro diretamente relacionado com as contas que fazem girar e movimentam a empresa, pode-se concluir que:

  1. Todas as empresas que fazem vendas a prazo precisam de recursos, a fim de financiar a venda de seus compradores.
  2. Todas as empresas que têm um grande estoque de matéria ou de mercadorias necessita de recursos para mantê-lo.
  3. Quando uma empresa faz uma compra a prazo de mercadorias ou de matéria prima. Significa que seus fornecedores estão financiando uma parte do estoque, ou ele inteiro.

Interpretar estas situações acaba nos levando a poder determinar quais contas da empresa precisam da aplicação de recursos. Assim como quais contas da empresa podem obter recursos, a fim de financiar seu capital.

Qual o conceito de capital de giro

Como funciona o capital de giro em uma empresa nos leva a um conceito diferenciado. Ele é importante para que se possa entender ao que o capital de giro está diretamente relacionado. Que é à própria necessidade que existe para ter esse capital.

Esta necessidade mostra a quantidade de recursos que uma empresa necessita para poder financiar as suas operações. Em outras palavras, o valor em recursos que uma empresa vai precisar para ter todos os seus compromissos pagos em dia. Isso sem deixar nada passar da data de vencimento.

A grande necessidade de entender como funciona o capital de giro e do próprio capital mostra a diferença entre a quantidade de recursos que são aplicados, e a totalidade dos recursos que uma empresa pode usar para financiar esse capital de giro.

Como funciona o capital de giro

O capital de giro, na verdade, é um dinheiro sempre necessário para manter a empresa girando. Ele é, tecnicamente, a diferença entre a quantia do ativo circulante. Isso é o dinheiro em caixa, dentro de bancos, em aplicações diversas. E também nas contas a serem recebidas no curto prazo, e o passivo circulante, que é o que a empresa deve a curto prazo para seus fornecedores e para pagar suas contas básicas.

Na maioria das vezes as empresas apenas se preocupam com esse capital quando ele começa a ficar escasso. Caso os ativos de curto prazo sejam maiores do que seus passivos, considere-se um bom empreendedor. E um empreendedor feliz, já que a sua operação gira bem e financia sozinha o seu capital de giro.

Do outro lado da moeda, se você tem os passivos maiores que os seus ativos, a curto prazo é claro, você vai precisar rever suas contas e encontrar uma fonte alternativa para poder financiar seu capital, tudo para manter o seu negócio sempre girando.

A necessidade desse capital está ligada de forma direta ao famoso Ciclo Financeiro das empresas, que na verdade é a força com que a moeda roda dentro dela. Quanto maior e mais longo for esse ciclo, maior vai ser a necessidade de ter mais capital de giro para manter a empresa funcionando.

Como usar o capital de giro ao seu favor

Resumidamente, para conseguir reduzir a necessidade de mais e mais capital de giro, é preciso entender como funciona o capital de giro e também começar a reduzir o seu ciclo financeiro. Tudo para que as coisas girem mais facilmente e você dê mais tempo para sua empresa respirar e entrar de volta nos eixos necessários.

De forma geral, isso é tudo que você precisa saber sobre como funciona o capital de giro de uma empresa, e como você pode usá-lo ao seu favor. Saiba manipular a forma como ele gira e entenda melhor como gerenciar a sua empresa. Esse é o principal necessário para qualquer pessoa que queira crescer no mundo dos negócios.

Contratar um empréstimo para conseguir mais capital de giro é um hábito extremamente comum dentro das empresas, que fazem isso para continuar rodando e gerando dinheiro. Não é a toa que as empresas geralmente têm várias dívidas abertas, e vão pagando-as pouco a pouco enquanto geram lucro. Se você quer ver sua empresa crescer e florescer, não deixe de aprender como funciona o capital de giro!

Rate this post

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.