Como saber se estou no SPC?

Pixabay

Como saber se estou no SPC, Serasa ou SCPC?

Hoje em dia você notícias o tempo todo apontando que os brasileiros estão ficando cada vez mais endividados e querendo ver ” como saber se estou no spc “. Para te ajudar e mostrar de forma detalhada como saber se você está no SPC consultando sua situação usando seu CPF e checar se ele está ou não negativado, se você está ou não com o nome sujo, resolvemos te dar umas dicas.

Atualmente existem três principais bases de dados que são utilizadas por empresas. Assim como também por bancos para checar se o cliente em questão tem alguma dívida atrasada. Esses órgãos são a Serasa, que é administrada pela Serasa Experian. O SPC Brasil, que é o serviço de proteção ao crédito nacional, administrado por nossas Câmaras de Dirigentes Lojistas. E por fim o Serviço Central de Proteção ao Crédito, também conhecido como SCPC. Ele é administrado por Boa Vista Serviços.

Como saber se estou no SPC: Boa Vista SCPC

O SCPC é o único banco de dados dos três citados acima que permite que o cidadão possa consultar seu nome. Para saber se seu nome está sujo diretamente pela internet, sem ter que pagar nada por isso. A Serasa possui uma forma de consulta gratuita online, no entanto ela é bem restrita.

Se você tem a mesma dúvida e se pergunta ‘’ como saber se estou no SPC ‘’ é necessário checar a situação do seu CPF.  Faça isso diretamente na base do SCPC na internet. Você precisa acessar diretamente o site Consumidor Positivo. Depois clicar no link de “Consulta CPF Grátis”, que fica no menu de cima da página.

Quem não tem cadastro deve, antes de mais nada, fazer a inscrição e posteriormente digitar um e-mail e a senha desejada. Logo em seguida, o site vai informar se você está registrado ou não no SCPC. Caso você esteja, é possível você checar todos os detalhes sobre o seu débito e depois identificar em qual empresa é que consta a sua pendência.

Saber como saber se estou no SPC pode ser um pouco trabalhoso. Para uma consulta presencial diretamente no órgão o consumidor deve levar consigo um documento com foto. Assim como também o seu CPF. O SCPC também fez uma parceria recente com um aplicativo de controle de finanças chamado Guia Bolso, e agora seus usuários podem fazer a consulta diretamente pelo aplicativo.

Como saber se estou no SPC: Serasa

O Serasa permite a consulta gratuita a sua situação, mas apenas presencialmente em todas as agências da empresa, espalhadas pelo Brasil inteiro. No entanto, pela internet, a consulta ao seu cadastro no Serasa não é gratuita, e é cobrada uma taxa. A consulta é feita no “Me Proteja”, um programa específico. Os custos podem variar desde 19,90 por mês em um plano mensal. Ou até 10 reais ao mês em um plano anual.

O Serasa também permite fazer consultas gratuitas pelo site, mas de forma bem mais restrita, por intermédio do Limpa Nome Online. Depois de fazer o seu cadastro, o programa irá mostrar ao consumidor se ele tem alguma dívida pendente com alguma das empresas que fazem parte do programa.

Esta consulta, no entanto, mostra apenas as pendências existentes perante as empresas que estão cadastradas e fazem parte do programa, não permitindo a consulta direta e completa a base do Serasa.

Como saber se estou no SPC: SPC Brasil

Esse banco de dados também não faz a disponibilização da consulta ao nome sujo diretamente pela internet de forma gratuita. É preciso ir presencialmente até o local para fazer a consulta.

Para realizar tudo pessoalmente, basta você comparecer até o balcão de um dos diversos pontos de atendimento do SPC Brasil. É preciso estar portando consigo seu CPF e também um documento original com foto.

Ao fazer a sua consulta, o cliente vai receber diretamente um extrato que contém todos os dados da empresa credora. Assim como o valor total da dívida. A partir desse momento você vai poder entrar em contato com a empresa diretamente e começar uma renegociação da dívida, ou quitar todo o valor do débito que está pendente. Também é possível comprar alguns créditos, por um valor simbólico, e pagar diretamente por sua consulta no SPC Brasil online.

Como saber se estou no SPC: como que meu nome ficou sujo?

Bom, a partir do momento em que você deixa de pagar uma dívida no dia acertado a coisa toda começa. A empresa credora já pode fazer contato com os bancos de dados que administram os cadastros. Ela pode começar reportando você como um mau pagador e assim sujando seu nome.

Uma carta vai ser enviada para você, avisando que você tem um prazo de 10 dias para quitar sua dívida. Ou fazer uma nova negociação, tudo para evitar que o seu CPF seja incluído diretamente no cadastro de inadimplência. Caso o prazo de dez dias seja ignorado ou não cumprido, você terá seu CPF incluído no cadastro. Isso é o que vai tornar seu nome sujo.

Rate this post

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.