//Entenda como funciona o cartão pré-pago

Entenda como funciona o cartão pré-pago

Pixabay

Entenda como funciona o cartão pré-pago

Você por acaso sabe como funciona o cartão pré-pago? Pense no cartão de débito que você usa. Agora tente imaginar que ele não é diretamente conectado a nenhum tipo de conta corrente ou banco e, além disso, você vai decidir qual o valor máximo dele.

É dessa forma que você saberá como funciona o cartão pré-pago. O cartão pré-pago serve como um cartão que tem certa quantia, que pode ser usada para tudo. Compras, pagamentos, saques. E, a cada vez que você passá-lo, o valor irá diminuir.

Ele é a alternativa ideal para pessoas que não têm um meio de comprovar renda. Também ajuda quem não deseja de forma alguma ter conta em algum banco por ter medo de não se controlar. Com o cartão pré-pago você vai ter um limite, e depois de ter gasto tudo, ele não funciona mais. Esse tipo de cartão é ideal para pais que querem controlar seus filhos e os gastos deles.

Quais são os tipos e como funciona o cartão pré-pago

Existem dois tipos principais de cartões pré-pagos que podem ser utilizados hoje em dia. O primeiro é usado apenas em território nacional, sendo carregado com reais. O segundo é um cartão pré-pago internacional, que pode ser carregado usando moedas estrangeiras.

Cada cartão tem uma funcionalidade específica. Cabe a você determinar para quê vai usar cada um deles. É claro que a segunda forma foi feita para viagens, mas nada impede que você o carregue com reais, se desejar. Um cartão desses vai conferir mais tranquilidade para você durante uma viagem. Você não terá que andar com dinheiro para cima e para baixo.

Quem deve fazer uso desse tipo de cartão

Primeiro, vamos falar das crianças e dos adolescentes. O público infantil pode ter acesso a esse cartão como uma “mesada”. Os pais podem, dessa forma, acompanhar os gastos e influenciar na consciência financeira dos filhos.

É bem mais fácil, não apenas ensina as crianças a pouparem, como faz com que elas tenham escolhas melhores. Mas tome cuidado, um cartão desses deve ser uma opção apenas depois dos 10 anos. Antes dessa idade, a criança ainda não tem capacidade para lidar com o cartão.

Mas os adultos também pode fazer uso. Essa modalidade de crédito é a mais simples possível, depois, é claro, do dinheiro. Ela acaba substituindo o famoso cheque, sendo mais segura já que há um limite.

Ele é extremamente indicado para pessoas que não conseguem ter controle de seus gastos. Entender como funciona o cartão pré-pago e ver que ele limita os gastos é ideal. Essa opção é bem atrativa também para pessoas que não têm como comprovar sua renda.

Principais vantagens do cartão

Controle de gastos. Sem dúvida, essa é a primeira. O consumidor vai estar criando um limite de gastos. Isso pode ser útil para controlar a si mesmo, seus filhos, ou limitar os gastos em uma viagem.

Não há necessidade alguma de ter conta bancária para ter um cartão como esse. Para ter um cartão desses você não precisa estar ligado a um banco, já que a recarga pode ser feita completamente em dinheiro. Além disso, ele também pode ser recarregado usando seu telefone ou internet banking. Depois do saldo ter acabado, você não precisa ir até o banco para recarregá-lo.

Desvantagens de usar um cartão pré-pago

A principal desvantagem são as taxas, que são cobradas para que se possa usar o cartão. Por conta disso, vale a pena avaliar se realmente o cartão é benéfico para você. Pense bem se as vantagens do cartão suprem sua necessidade. É importante comparar as taxas de outros meios de pagamento, tudo para que você possa se sentir mais seguro enquanto faz suas compras.

Cuidados necessários ao comprar um cartão

Nunca se esqueça de escolher qual a bandeira do seu cartão. Tente sempre optar por aquela que seja mais amplamente aceita. Um outro ponto de importância é lembrar-se que a modalidade funciona só com dinheiro.

Em um caso de aluguel de carro em uma viagem, é necessário ter um cartão de crédito. O cartão pré-pago não oferece nenhuma forma de parcelamento também. Pronto. Agora você sabe tudo o que precisa saber sobre esta modalidade diferenciada de cartões. Não há nada de muito especial, mas é importante estar informado da forma como ele funciona.

Se você pretende exercer um pouco mais de controle sobre a vida financeira sua e de seus dependentes, essa é a escolha. Não se deixe enganar, no entanto. Um cartão como este possui seus ônus e bônus, e cabe a você entender se ele é uma boa opção.

Para poder reorganizar sua vida financeira o controle é necessário. Aprender a suprimir seus impulsos é ideal para quem deseja mais tranquilidade. Ter saúde financeira é o mesmo que ter tranquilidade em sua vida. Mas nem sempre é possível alcançar essa tranquilidade de forma imediata, já que por certas vezes ela leva um pouco mais de tempo para ser alcançada.

Rate this post
2018-09-29T20:28:09+00:0027 September 2018|Blog financeiro|0 Comments

Leave A Comment