//Como saber quais os impostos cobrados no Brasil sem sair de casa

Como saber quais os impostos cobrados no Brasil sem sair de casa

Pixabay

Como saber quais os impostos cobrados no Brasil sem sair de casa

“Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”. É isso que diz o artigo terceiro do CTN, o Código Tributário Nacional. Mas afinal de contas, quais são os impostos cobrados no Brasil?

Tipos de impostos cobrados no brasil

Tributos incluem taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e muito mais, inclusive os impostos. Mas existem grandes diferenças entre cada um deles. Vamos começar falando das taxas. As taxas são cobradas como uma forma de prestação aos serviços prestados pelo Estado. Não importa se sejam eles usufruídos ou não, como é o exemplo do poder policial.

A contribuição por sua vez é individual, como a contribuição previdenciária ou a contribuição patronal. Os empréstimos compulsórios consistem na tomada, de forma compulsória, de uma certa quantia de dinheiro. Essa tomada é por parte do Estado ao contribuinte, em título de empréstimo.É importa lembrar que ele que deve ser resgatado dentro do prazo que é estabelecido pela lei.

Por fim, o imposto é toda e qualquer quantia de dinheiro que o povo do país precisa pagar ao Estado para que este possa garantir toda a funcionalidade dos serviços públicos e também coletivos. O imposto existe para encher os cofres públicos e fazer a máquina do Estado continuar a girar sem parar.

Os impostos cobrados no Brasil podem ser classificados entre impostos diretos e impostos indiretos. Os diretos são registrados diretamente pelo contribuinte, como o IPTU, IPVA, ITR e outros. Já os impostos indiretos recaem sobre produtos e também mercadorias, sem afetar de forma direta o contribuinte. É aquele percentual cobrado em cima do produto, como o II, o IPI e o ICMS.

Tributos e impostos cobrados no Brasil

É importante lembrar que cada estado tem seus próprios tributos diferenciados, então vamos enumerar apenas os tributos que são do âmbito federal.

II, Imposto sobre Importação:

É um dos impostos cobrados no Brasil sobre produtos de origem estrangeira e sobre bagagens de viajantes que vieram do exterior.

IOF, Imposto sobre Operações Financeiras:

É o imposto que incide diretamente sobre empréstimos, assim como financiamentos e qualquer outro tipo de operação financeira.

IPI, Imposto sobre Produto Industrializado:

Esse imposto é cobrado diretamente das indústrias. Ele recai sobre o próprio produto, e assim afeta o valor de qualquer mercadoria que a população possa adquirir.

IRPF, Imposto de Renda Pessoa Física:

É o imposto cobrado diretamente sobre o rendimento mensal. Ele é cobrado de pessoas físicas que tenham um rendimento mensal que seja superior ao limite para a isenção ditada pela Receita Federal.

IRPJ, Imposto de Renda Pessoa Jurídica:

Incide diretamente sobre os lucros das empresas, portanto, sendo uma taxa empresarial.

ITR, Imposto sobre Propriedade Territorial Rural:

É um imposto gerado pela própria propriedade, que esteja localizada fora de qualquer zona urbana.

CIDE:

É uma contribuição que incide sobre os bens como o petróleo e o gás natural, assim como seus derivados, e também sobre o álcool combustível.

COFINS, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social:

Um tributo cobrado das empresas.

CPMF, Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira:

É um imposto descontado sempre que há entrada ou saída de dinheiro de alguma conta bancária.

CSLL, Contribuição Social sobre Lucro Líquido:

Esse tributo tem como objetivo financiar a Seguridade Social, e todas as pessoas jurídicas com domicílio no Brasil são obrigadas a pagar esses impostos.

FGTS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço:

É um percentual do salário do trabalhador, individualmente calculado, com carteira assinada, que deve ser pago pela empresa e depositado em uma conta vinculada.

INSS, Instituto Nacional do Seguro Social:

Esse imposto é o responsável pelos pagamentos feitos para as aposentadorias e os demais benefícios de todos os brasileiros que contribuem com a previdência social, com exceção dos funcionários públicos.

PIS/Pasep, Programas de Interação social e de Formação de Patrimônio do Servidor Público:

Este imposto em especial é cobrado diretamente de todas as empresas.

Estes são os impostos cobrados no Brasil em nível nacional, estando presente em todos os estados. Claro, ainda existem alguns outros, mas de forma geral, estes são os principais impostos cobrados no Brasil atualmente.

É realmente importante estar ligado em cada detalhe disso para saber para onde o seu dinheiro está indo sempre que você paga por algum tributo. Sabemos que a carga tributária é pesada, mas sem ela a máquina do Estado não consegue girar, e alguns bens como o transporte público e os hospitais públicos ficariam completamente parados.

Então se tranquilize, os impostos e tributos cobrados são apenas para fazer com que a sua vida seja melhor e mais tranquila. Claro, nem tudo são rosas, mas devagar vamos evoluindo e fazendo da nossa nação um lugar cada vez melhor para se viver, seja para nós ou para os nossos filhos e netos que vão aproveitar esse lugar maravilhoso!

Rate this post
2018-09-29T20:27:47+00:0027 September 2018|Blog financeiro|0 Comments

Leave A Comment