Dicas para economizar dinheiro de forma rápida e prática

Pixabay

Dicas para economizar dinheiro de forma rápida e prática

A gente sabe, você até tenta economizar! Mas sempre que chega o fim do mês e, embora você tenha tentado, você não sabe como sua conta ficou tão alta. Economizar dinheiro é, de certo, uma tarefa complicada. Mas a notícia legal é que ela pode se tornar bem mais fácil com essas dicas para economizar dinheiro que preparamos para você!

As dicas para economizar dinheiro vão ser das mais diversas categorias. Que tal começarmos com organização, noção de renda, e até diminuição de gastos? Juntas, essas categorias reúnem tudo o que é necessário para quem deseja reorganizar seu orçamento e conseguir, finalmente, assumir controle das finanças e economizar dinheiro.

Registre cada uma de suas despesas

Como você pretende começar a controlar suas finanças sem antes saber exatamente quanto você tem gasto? É importante saber quanto você gasta por mês em cada área da sua vida. Este vai ser o primeiro passo para que você possa começar a ter um controle das suas finanças. Para conseguir fazer isso, você tem algumas opções:

  1. Guardar cada nota de cartão e anotar cada despesa em uma planilha de gastos.
  2. Escolher alguma ferramenta de controle, que puxe todas as movimentações bancárias de forma automática e faça tudo para você.

Crie algumas metas para os seus gastos

Se você seguiu o primeiro passo, já sabe qual é o custo mensal para seguir com seu estilo de vida. Agora é preciso criar algumas metas para seus gastos, dividindo-os por categorias.

Despesas arredondadas e renda também

Quando você estiver criando suas metas, é importante arredondar suas despesas sempre para cima e sua renda para baixo. Sabe por quê? É melhor sempre sobrar do que acabar faltando! Dessa forma você vai poder ter mais controle, e todos os meses vai sobrar um extra para você economizar e colocar em uma poupança. Deixe seu dinheiro render, chamando mais dinheiro!

Sempre pague suas contas em apenas um dia

Mude as datas de vencimento de todas as suas contas para o mesmo dia em que o seu salário cair, sejam elas fixas ou não. Isso, e dicas para economizar dinheiro, tornam bem mais fácil a tarefa de se organizar. O dinheiro vai entrar, você vai pagar tudo o que está devendo, e vai ficar em sua conta apenas o dinheiro que é necessário para você criar uma poupança ou passar o mês.

Crie prazos para se organizar

Você quer realmente quitar as suas dívidas? Em quanto tempo deseja fazer isso? Quer juntar uma grana e comprar um carro? Em quanto tempo? Faça metas com datas definidas, isso vai te motivar a cumpri-las dentro do prazo.

Busque novas fontes de dinheiro

Você não precisa ficar dependente exclusivamente do seu salário. Já pensou, por exemplo, em pegar alguns trabalhos de freelancer para fazer quando estiver com tempo livre ou no seu final de semana? Ou que tal você transformar aquele seu hobby em uma fonte de renda? Pense fora da caixa com dicas para economizar e ganhar dinheiro!

Pare de usar o seu cartão de crédito

Um dos grandes problemas envolvendo o cartão de crédito é que ele nos dá a falsa impressão de que temos uma renda bem maior do que ela é. Assim, com dicas para economizar dinheiro e uma estratégia adequada para quem ainda está aprendendo a como economizar dinheiro é remover o cartão de crédito da sua carteira por alguns meses, pagando tudo a vista, sempre que possível. Isso elimina completamente a dependência do cartão.

Nunca faça compras para se sentir bem

Depois de ter um dia ou semana difícil, é então bem comum cedermos ao impulso consumista que está dentro de nós, pensando “eu mereço um presentinho”. Mas a realidade, entretanto, é que não importa se você merece ou não. Claro, você merece, já que trabalhou por isso, mas você deve levar em conta e priorizar sempre os seus objetivos financeiros.

Não seja orgulhoso, peça emprestado!

Quantas vezes por ano você vai usar, por exemplo, uma furadeira? Ou um vestido de festa? É necessário dicas para economizar dinheiro e, assim, também mudar a cultura que temos de precisar de tudo. Ao invés de comprar, por que não pegar emprestado essas coisas com seu vizinho ou com sua família?

Passe para frente o que você já não usa

Além de ser algo extremamente bonito de se fazer, mas o desapego não apenas vai te fazer se sentir bem, mas vai tornar muito mais fácil você saber o que tem e também o que não tem. Quando você sentir uma vontade louca de comprar alguma coisa, verifique se você realmente está precisando daquilo ou se você tem algo parecido que estava despercebido no seu guarda roupa.

Prontinho! Com essas dicas para economizar dinheiro você vai poder, a partir de agora mesmo, reorganizar as suas finanças e tornar a sua saúde financeira muito melhor, vendo seu dinheiro render mais, ao invés de ir por água abaixo sempre que você tem que pagar as suas contas do mês.

Rate this post

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.