//O que é o estorno cartão de crédito

O que é o estorno cartão de crédito

Pixabay

O que é o estorno cartão de crédito

Entenda agora como funciona e estorno cartão de crédito. Saiba quais são as regras, os prazos e tudo envolvido. Isso traz a compreensão de como a administrada faz para dar o estorno cartão de crédito. Aprenda agora mesmo os seus direitos, e saiba como e o que fazer quando sua restituição não é estornada diretamente em seu cartão. Você precisa ter conhecimento do que é possível fazer, e como fazer.

O estorno cartão de crédito é algo que deve ser prático e simples, mas algumas vezes parece ser complicado. Não se preocupe, vamos te mostrar passo a passo como o estorno funciona e como você pode usá-lo. Você também vai ver as situações onde ele pode ser solicitado. Confira abaixo!

Como funciona o estorno cartão de crédito

A restituição de uma compra feita por cartão de crédito tem alguns procedimentos bem específicos. Diferente da compra feita com um boleto ou por outros modos de pagamento, o cartão se destaca. Isso acontece porque o cartão tem datas de fechamento de faturas restritas, que vão variar conforme a pessoa.

Assim sendo, dependendo da data de solicitação e da data de fechamento, o estorno cartão de crédito pode entrar em um mês ou outro. Além de tudo isso, quando você faz a solicitação da restituição, a empresa nem sempre consegue cancelar. Por conta disso, o parcelamento continua, sendo sempre necessário verificar se o valor é dado como estorno cartão de crédito.

Um exemplo prático: fulano comprou algo no cartão, gastou 20 reais. O pagamento foi feito em três vezes de 10 reais. Quando fulano foi cancelar sua compra, já havia pago sua primeira parcela. Como devido, ele recebeu o estorno, juntamente com o valor das outras parcelas.

Como funciona em casos de cancelamento?

Em casos de cancelamento, a empresa é obrigada a devolver o valor integral. Isso inclui frete e parcelamentos. No exemplo, o consumidor tinha pago apenas 10. Mas ele deverá receber a quantia total para que seja suprido o pagamento feito.

Assim, o estorno seria o valor que foi pago, e não haveria nenhuma necessidade de arcar com as outras parcelas, já que no cartão constaria o crédito para ser abatido de forma proporcional. Se você receber restituição com um valor inferior, fique de olho. Você tem direito a complementar o valor, nos conformes do artigo 20 do CDC.

Art. 20. O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I – a reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível;
II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
(…)

O que fazer para receber o estorno cartão de crédito

Bom, basta que você reclame diretamente com o seu banco, comunicando a cobrança indevida e concedendo os documentos. É preciso comprovar que as coisas aconteceram como você disse. Mas o estorno vai depender seriamente do tipo de compra que foi feita, e qual foi a modalidade de pagamento.

No caso de cancelamento de compras presenciais, ele deve ser feito no dia da compra. Você precisa estar no estabelecimento onde comprou, se tiver se arrependido. Vale lembrar ainda que não há uma obrigação do lojista em te estornar o valor. Ele só tem obrigação se houver alguma irregularidade. Se ele ainda assim negar o seu estorno, contate a administradora de seu cartão.

No cancelamento de compras com fatura errada, é diferente. Nesse caso, o estabelecimento é obrigado a fazer o estorno. Depois disso, ele precisa fazer um faturamento novo para poder cobrar pelo item. Além disso, os clientes têm sete dias para desistir da compra. É só entrar em contato com a loja e reenviar o produto.

Cancelamentos de compras feitas online são simples. Entre em contato com o vendedor e peça o faturamento adequado do produto. Também avise o seu banco ou agência para que o estorno seja feito. Em todas as ocasiões é importante solicitar um protocolo ou declaração de que o estorno foi feito. Se defenda, reúna provas para comprovar que realmente houve um erro.

Conclusão

Ainda nos dias de hoje existem muitas pessoas que não sabem ao certo como funciona o estorno cartão de crédito. Isso é um erro, porque o estorno é um direito seu. Entenda como ele funciona e como ele pode ser seu aliado.

Provavelmente seu dinheiro não veio fácil, e você deve batalhar para que ele não vá fácil também. Se algo estiver errado com sua compra, é um direito seu reclamar e reaver o valor. As lojas e vendedores têm essa obrigação com seus clientes. Pronto, agora você já sabe o que é estorno cartão de crédito! Basta relaxar e aproveitar suas compras com tranquilidade.

Rate this post
2018-09-29T20:25:28+00:0027 September 2018|Blog financeiro|0 Comments

Leave A Comment