Aprenda o que é score de crédito e como ele pode afetar a sua vida

Pixabay

Aprenda o que é score de crédito e como ele pode afetar a sua vida

O que é score de crédito? Bom, o score de crédito, na verdade, é uma ferramenta realmente importante. Ela tem como objetivo principal auxiliar em todo o processo de decisão de concessão ao crédito. E também a realização de negócios. Esse valor é quase como um currículo para quem está querendo fazer uma solicitação de crédito.

Saber o que é score de crédito e como ele funciona é extremamente importante. O score em si é uma pontuação que vai de 0 a 1000, e ele serve para indicar qual é a chance de um determinado perfil de consumidor pagar suas contas sempre em dia dentro dos próximos 12 meses que seguirão.

Para quê serve a pontuação e o que é score de crédito exatamente

Antes de uma instituição financeira ou banco decidir se vai conceder alguma linha de crédito ou não a um solicitante. Eles sempre vão pesquisar e analisar a forma como o solicitante se comporta. As empresas e bancos precisam ter mais dados sobre o solicitante para poder fazer uma boa análise de risco mais adequada.

Isso pode parecer ruim, mas ao entender o que é score de crédito você vai perceber que na verdade esse score é benéfico. E pode te conceder taxas e juros mais amigáveis. Essa ferramenta vai demonstrar as chances do solicitante de pagar tudo em dia, ou de atrasar tudo e gerar problemas para o banco.

Quais são as empresas que sabem o que é score de crédito e o utilizam?

Bom, como você já deve saber, não apenas bancos e agências financeiras concedem crédito hoje em dia. Mas a verdade é que nem todos utilizam o score como forma de avaliação, já que algumas entidades têm uma forma própria de analisar seus clientes.

Mas de forma geral, redes de lojas de conveniência, empresas de telefonia, o próprio comércio, bancos, financeiras, assim como prestadores de serviço, fazem uso da análise de score. Empresas que concedem crédito de forma generalizada, entende?

Como posso acessar meu score de crédito

Para você fazer sua consulta depois de entender o que é score de crédito, assim basta acessar o site do Serasa Score. Antes de ter a consulta em mãos você vai precisar fazer um pequeno cadastro prévio.  Logo você vai poder ver seu score de crédito diretamente na área do seu perfil, assim não precisa ter que pagar nada pela consulta.

Posso consultar o score de outra pessoa?

Não! Este tipo de informação é um serviço que é destinado apenas para auxiliar durante a análise de crédito.  Ele está disponível apenas para as empresas que precisam dessa ferramenta para montar todo o seu processo de tomada de decisão.

Apenas as empresas nessa situação e o próprio dono do score podem acessar essa pontuação. É necessário informar o CPF do usuário, de forma que nenhuma pessoa além do próprio solicitante consiga acessar o score.

Quais são as informações que fazem parte da composição do score de crédito?

O score é formado a partir de uma série de informações relevantes para a própria análise de risco. Como alguns dados cadastrais, registros no próprio Serasa e outros diversos pontos que se mostram necessários para formar um perfil de consumidor no qual o solicitante se enquadra ou deixa de se enquadrar.

Como funciona a pontuação do score de crédito

O cálculo com o qual é feito o score vai sempre apresentar um resultado, que então vai de 0 até 1000. De acordo com o resultado final é possível definir o comportamento do solicitante e enquadrá-lo, e assim no grupo de pessoas que tenham um perfil parecido. Assim é possível prever qual vai ser a chance desse indivíduo pagar as suas contas em dia.

Como posso aumentar o valor do meu score?

Para conseguir aumentar a sua pontuação você pode tomar algumas ações. Vale lembrar que essa pontuação é dinâmica, e também é calculada diretamente no momento da consulta. É levado em conta tudo que está na base de dados. Melhorar sua pontuação é melhorar o seu comportamento com o mercado. Algumas coisas que você pode fazer para melhorar seu score:

  • Tirar o seu nome da praça
  • Pagar todas as suas contas em dia ou adiantadas
  • Manter sempre os seus dados atualizados

Melhorar o seu score vai ajudar você a obter mais crédito dentro do mercado.  No entanto, a decisão de conceder ou não o dinheiro vai ser sempre da agência financeira para quem você está solicitando. Seu score é um indicativo, não quer dizer que se ele está alto você vai sempre ter suas solicitações aceitas.

Agora que você já sabe o que é score de crédito, pode começar a repensar seu comportamento com o mercado. Mesmo que seja apenas um indicativo, ele costuma influenciar bastante na tomada de decisões das agências. E vai ser um bom aliado para você comprovar a sua honra como cliente!

Rate this post

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.