//O que é um empréstimo consignado?

O que é um empréstimo consignado?

emprestimo consignadoO que é um empréstimo consignado?

Atualmente mais de 20% da renda geral das famílias do Brasil é usada apenas para pagar as parcelas de empréstimos, e isso inclui juros, que geralmente podem ser bem pesados. E quando se fala em empréstimo consignado, as parcelas que você tem do seu empréstimo vão ser descontadas diretamente do seu benefício ou do seu salário, seja qual for o caso.

Isso significa que uma boa parte de sua renda vai ficar comprometida antes do dinheiro chegar na sua conta. Um empréstimo desse tipo, se não for planejado adequadamente, pode acabar dificultando muito sua vida, e aumentar consideravelmente os gastos que você tem, pagando juros. Em casos mais extremos, um empréstimo como esse mal planejado pode levar a casos de superendividamento.

Quando vale pegar um empréstimo consignado?

Por mais que as coisas sejam complicadas, o crédito pode ser tanto um inimigo quanto um aliado para o seu orçamento. É importante você entender quando vale mesmo a pena fazer um empréstimo consignado e quanto esse tipo de crédito pode fazer com que você acabe se enrolando mais do que deveria.

O empréstimo consignado é, com toda a certeza, a linha de crédito mais incrivelmente barata do mercado. Por conta disso ela é uma verdadeira mão na roda, às vezes. Quem tem carteira assinada, ou é aposentado, pensionista e funcionário público, tanto federal quanto municipal (ou estadual), pode ter acesso a esse tipo de empréstimo de forma fácil e rápida.

Entretanto, é preciso ter muita cautela na hora de se fazer o contrato. Para conseguir usar esse tipo de empréstimo ao seu favor você deve estar bem atento ao funcionamento dele e, também, às situações nas quais ele pode se tornar um bom aliado, ou um inimigo, se for o caso.

Para poder sair das suas dívidas ou conseguir realizar aquele sonho, às vezes você precisa ter uma ajudinha extra, e um empréstimo consignado pode ser exatamente o que você está precisando!

Vantagens de um empréstimo consignado

Vamos começar então pelas principais vantagens que um empréstimo consignado tem sobre as outras modalidades do mercado:

  1. Juros menores do que as outras opções

Com suas taxas menores do que as de outras linhas de crédito que o mercado tem a oferecer, esse tipo de empréstimo é realmente útil em momentos de emergência, como algum tipo de problema médico, consertos mais caros em sua casa, ou carro, e por aí vai.

  1. Facilidade na hora de fazer a solicitação

Isso acontece porque o banco já tem a garantia de que vai receber as parcelas todos os meses, o que faz haver pouca burocracia na hora de contratar e também de liberar o seu dinheiro diretamente na conta. O ideal mesmo é que o empréstimo não passe de 20% do que você ganha todos os meses, a não ser que você esteja querendo financiar algo, como um imóvel, já que nesse caso a margem pode ser um pouco maior.

  1. Prazos maiores do que os outros empréstimos

As agências financeiras têm o costume de oferecer prazos para pagar mais longos nessa modalidade de empréstimo. Alguns bancos inclusive fazem ofertas de até 120 meses para você pagar o seu empréstimo.

Desvantagens de um empréstimo consignado

Agora vamos dar uma olhada nas desvantagens dessa modalidade de empréstimo quando você não planeja bem o pagamento da dívida:

  1. Riscos ao perder o emprego

Se por acaso você está trabalhando em uma empresa privada, sempre há o risco, por menor que seja, de você ficar desempregado. Se isso acontecer, ou você vai quitar de uma única vez o seu empréstimo ou vai ter que mudar a modalidade dele, o que geralmente costuma ser bem mais caro.

Além disso tudo, é bem comum que o contrato do empréstimo consignado já apresente alguma cláusula prevendo descontos no valor que você recebe da sua rescisão. Por isso vale muito a pena ler bem o contrato do seu empréstimo antes de solicitá-lo.

  1. É uma dívida a longo prazo

Você tem que ter em mente que imprevistos sempre podem acontecer e, se algum deles pegar você desprevenido enquanto você ainda está pagando o seu empréstimo, sendo que a parcela é descontada automaticamente do seu salário, você vai ter que arrumar alguma outra opção para conseguir lidar com seu problema. Por isso é tão importante pensar muito bem antes de contratar o serviço.

  1. Não é possível negociar nenhum adiamento

O desconto vai ser feito antes mesmo do dinheiro entrar em sua conta, ou seja, não tem como você adiar ou mesmo suspender esse débito. Você ainda vai poder encontrar algumas dificuldades para, caso seja necessário, renegociar o empréstimo. Agora você já sabe quais são os prós e quais são os contras. Que tal ver quais são as situações em que um empréstimo consignado vale ou não a pena? Dá só uma conferida: 

  • Quando a parcela cabe em seu bolso sem comprometer o pagamento de qualquer outra conta que você já tenha.
  • Quando você tem uma dívida mais cara, seja no rotativo do seu cartão de crédito ou no cheque especial. Como os juros dessas dívidas são bem mais altos, é vantajoso fazer uso do empréstimo consignado para quitá-las, assim reduzindo significativamente o valor que você teria que pagar em juros.
  • Quando você vai abrir um negócio novo ou está pretendendo fazer uma reforma pequena em sua casa. Nessas situações um empréstimo pode ser uma alternativa excelente, já que ele permite que você financie os materiais desejados com um prazo mais longo.

Quando não vale a pena contratar um empréstimo consignado:

  • Não vale a pena quando você contrata para lidar com compras do dia a dia. Se você precisa de empréstimo para esse tipo de coisa, o ideal é rever sua saúde financeira e cortar gastos.
  • Não vale a pena para usar o dinheiro em aplicações. Mesmo com juros baixos, eles ainda são muito maiores do que o rendimento de qualquer tipo de aplicação.
  • Para ajudar alguém. Se por acaso um familiar ou amigo te pedir para contratar um empréstimo usando seu nome, nunca aceite, já que a pessoa pode acabar não pagando e quem vai acabar se endividando é você.

Agora que você já sabe tudo sobre empréstimo consignado fica fácil saber se esse tipo de empréstimo é pra você, se vale a pena fazer a solicitação, e em que momentos ele se faz necessário. Lembre-se de que ao solicitar um empréstimo é indispensável a leitura completa do contrato e estar ciente de todos os termos e cláusulas.

 

2018-08-29T14:25:44-03:0029 August 2018|Blog financeiro|0 Comments

Leave A Comment