//O que é taxa Selic e como ela funciona de verdade?

O que é taxa Selic e como ela funciona de verdade?

Pixabay

O que é taxa Selic e como ela funciona de verdade?

Algum dia você já deve ter passado pela seguinte situação. Você chegou em casa, se sentou confortavelmente no sofá, ligou sua televisão e começou a assistir ao noticiário. O apresentador lhe deu boa noite e disse que o comitê de algum órgão resolveu aumentar a taxa básica de juros (você vai ver o que é taxa Selic depois).

Sua reação provavelmente foi de falar alguma coisa que não é apropriada para menores. Você pode até não ter visto isso na televisão, mas ficou sabendo desse aumento da taxa Selic de alguma forma. Pode ter sido em revistas, jornais, até mesmo na internet ou em um círculo de amigos. Até porque essa notícia geralmente afeta todos no país.

Mas afinal de contas, o que é taxa Selic que eles estavam falando? Bom, agora você vai entender tudo sobre ela, desde como realmente funciona, quais ligações ela tem com a inflação e como você pode evitar de se incomodar com essa taxa.

O que é taxa Selic?

Bom, de forma básica, a Selic é uma taxa de juros da economia de nosso país. Ela é utilizada dentro do mercado interbancário para poder fazer financiamentos de operações que tenham duração de apenas um dia, geralmente lastreadas dentro de títulos que são públicos federais.

A sigla dessa taxa, SELIC, é uma abreviação para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. E ela é, nada mais, do que uma espécie de sistema computadorizado, que é usado pelo governo. Tudo é feito em nome do Banco Central do Brasil, para que possa haver algum controle na emissão e também na venda e compra dos títulos emitidos.

Essa taxa é obtida a partir do cálculo da taxa média que é ponderada a partir dos juros que são praticados por todas as agências financeiras. Agora que você sabe o que é taxa Selic. Que tal descobrir como tudo, até mesmo seu emprego, pode acabar sendo influenciado pela movimentação da taxa?

O que é taxa Selic e como ela está nos dias de hoje?

A taxa hoje em dia está em torno de 6,5% ao ano, mas ela vai sempre estar variando. A taxa fica subindo e descendo. Acompanhar a forma como ela evolui é essencial para que você possa fazer investimentos de forma mais sábia.

Mais do que apenas optar pela opção com maior rentabilidade, é extremamente importante que você entenda ela. Isso para saber quais são os reais investimentos que podem fazer com que você ganhe mais no cenário que está acontecendo.

Como funciona a Selic?

Bom, tudo sempre começa com uma necessidade por parte do governo. Ele precisa sempre de mais e mais dinheiro para poder pagar as dívidas que faz. Assim como para fazer novos investimentos.

Ou seja, para que as estradas sejam construídas, assim como as escolas, hospitais e muito mais. Também para fazer investimentos na saúde pública e na segurança, o governo precisa de impostos. Ainda que os impostos sejam o modo principal de arrecadação, existem algumas outras maneiras de se arrecadar. Esse modo é através do tesouro nacional.

Para conseguir arrecadar dinheiro dessa forma, a secretaria do tesouro começa a emitir títulos públicos, que servem para angariar recursos para o próprio governo. Além disso, o dinheiro captado ajuda o governo a antecipar a receita dos impostos.

Grande parte destes títulos é comprada pelos bancos, e isso é uma obrigação, já que por lei todos os bancos são obrigados a depositar uma certa porcentagem de seus lucros em uma das contas do Banco Central.

O que faz essa medida especifica?

Esta medida é uma forma de controlar o excesso de dinheiro que está em circulação dentro do país, assim evitando que haja um aumento descontrolado da inflação. No fim, é um tal de toma-lá-dá-cá entre os bancos que chega a dar dor de cabeça. Mas você quer mesmo saber como é a taxa Selic, né?

A parte da taxa Selic que diz respeito aos bancos é chamada de taxa Selic over, enquanto a taxa Selic meta é a que você vê no noticiário. De forma geral ela serve para gerenciar e organizar tudo, desde os valores de outros impostos até a forma como os bancos agem. É como se fosse uma válvula de escape do governo, para que ele possa manter a economia sempre em bons ventos.

É por conta disso que ela influencia diretamente nos investimentos. Saber como ela está e como ela vai oscilar é essencial para quem quer investir e ter sempre um lucro realmente bom sobre o investimento. Você também pode se prevenir de surtos repentinos na economia e muito mais, tudo isso apenas sabendo como ela funciona.

Verdade seja dita, é necessário saber como funcionam as outras taxas e impostos, mas sabendo o que é taxa Selic você já está à frente de muita gente no mercado que nem faz ideia de como ela funciona!

Rate this post
2018-09-29T20:24:45+00:0027 September 2018|Blog financeiro|0 Comments

Leave A Comment