//Pegar um empréstimo online é realmente seguro?

Pegar um empréstimo online é realmente seguro?

Pegar um emprestimo onlinePegar um empréstimo online é realmente seguro?

O empréstimo online sempre vem com a já clássica promessa de ser uma forma fácil, rápida e quase sem burocracia de você conseguir dinheiro, o que vem chamando cada vez mais a atenção das pessoas que realmente precisam de dinheiro com mais urgência.

Afinal de contas, basta você procurar um pouco na internet para encontrar as mais diversas opções e modelos de empréstimo online, cada um mais sedutor do que o outro. No entanto, toda essa incrível praticidade sempre tem que andar lado a lado da segurança. E não é apenas responsabilidade das agências financeiras prevenir você de golpes. Você deve estar atento e deve ter costumes saudáveis ao navegar na internet.

O que de fato é um empréstimo online

O empréstimo online é uma modalidade de empréstimo que é oferecida por agências financeiras online, sem nenhuma ligação com as agências físicas. Essa, sem dúvida alguma, é uma das mais práticas formas de rapidamente conseguir um empréstimo em toda a comodidade de sua casa, já que você não precisa se deslocar para fazer a sua solicitação.

Os mais comuns tipos de empréstimos que são oferecidos nas plataformas online são os empréstimos pessoais e os cartões de crédito, mas você também pode conseguir encontrar outras linhas de empréstimo, como o consignado, e até mesmo alguns financiamentos.

Um empréstimo feito online vai funcionar da mesma forma que um empréstimo tradicional. Você vai ter que entrar em contato direto com a agência financeira que está oferecendo o serviço pelo site, preencher todos os seus dados, fazer uma simulação com a quantidade de dinheiro que você precisa, e depois vai ter que esperar pela resposta da agência.

A avaliação do seu cadastro, assim como a aprovação, é feita sempre de forma bem rápida e prática, sem burocracia excessiva, sendo essa uma ferramenta bem prática para quem está precisando de dinheiro com certa urgência. Depois de ter o seu crédito aprovado, o dinheiro vai ser transferido para a sua conta de forma bem rápida.

Como funciona um empréstimo online

Bom, para começo de conversa, você precisa ter mais de 18 anos, ter uma conta corrente ativa bancária, individual, e também precisa de um comprovante de residência para conseguir fazer todo o procedimento de solicitação do empréstimo.

Toda a solicitação do seu empréstimo vai ser feita exclusivamente no site da agência, onde também é possível você fazer uma pequena simulação do seu empréstimo, o que é realmente útil na hora de escolher qual é a melhor forma de pagar sua nova dívida.

Após ter enviado os seus dados e os seus documentos, o banco ou a agência financeira escolhida vai levar algum tempo para fazer a sua análise de crédito antes de decidir se vai aprovar ou não a sua solicitação de um empréstimo online.

Para realizar essa análise algumas informações são usadas para poder se dar uma nota específica de crédito para cada indivíduo, o que vai indicar para a agência qual o risco de inadimplência que eles correm com você.

Tendo essa pontuação como base, o crédito vai ou não ser aprovado, e também essa pontuação vai ser usada para estipular a sua taxa de juros. Uma boa forma de se analisar a pontuação de crédito que você tem é conferir o Serasa Score, no entanto, algumas das agências formulam sua própria pontuação.

O empréstimo online é realmente rápido e seguro?

No Brasil a demanda por empréstimos feitos online vem crescendo constantemente, tudo por conta da rapidez e também da facilidade que esse serviço online oferece. Tendo acesso a um computador ou a um smartphone você vai poder fazer sua solicitação de empréstimo sem nem ter que sair de casa ou lidar com aquelas longas filas que os bancos sempre têm.

No entanto, nem todos os lugares que oferecem empréstimo online são realmente confiáveis. Na verdade muitos são apenas fachadas para golpes que podem acabar te colocando no chão, financeiramente falando. Para que você possa assegurar que a agência escolhida não está querendo aplicar um golpe, é importante garantir a verdadeira credibilidade dessa instituição financeira. Para isso você precisa:

  • Consultar o CNPJ da empresa. O CNPJ funciona como o CPF da empresa. Ele é o registro que vai certificar a existência da empresa perante o governo do Brasil. Isso vai determinar se ela é regulamentada nos conformes da lei ou não. Para checar, basta você fazer uma consulta rápida diretamente no site da Receita Federal.
  • Cheque se o site tem um certificado de segurança. Os navegadores mais usados como o Chrome ou o Firefox geralmente disponibilizam um pequeno símbolo de segurança na caixa de URL, que é representado como um cadeado. Os sites mais seguros também oferecem um selo SSL, que é um padrão globalizado de tecnologia de segurança, geralmente aparecendo no rodapé da página inicial do site.
  • Procure por avaliações de outros clientes que já pediram empréstimos na empresa. Esse é, sem dúvida alguma, um ótimo indicador da qualidade do site. Você pode encontrar avaliações em sites como o Reclame Aqui e também nas páginas das redes sociais da agência financeira. Usando as críticas de outros como base você vai poder ter uma boa ideia se a empresa realmente é confiável.
  • Procure se informar sobre a agência. Busque sempre o máximo possível de informações quando for fazer a escolha da agência onde vai solicitar seu empréstimo online. Existem diversas instituições que são sérias e extremamente seguras, mas também existem aquelas que apenas querem se aproveitar da sua urgência em conseguir um dinheiro extra.

De forma diferenciada a dos bancos tradicionais, que geralmente exigem como um dos requisitos para a contratação do empréstimo uma abertura de conta no banco em questão, o que geralmente torna todo o processo bem mais demorado, as diversas opções de empréstimo online sempre vão disponibilizar o dinheiro de forma rápida diretamente na conta corrente do solicitante.

Prontinho, agora você já sabe identificar uma fraude e pode ter mais segurança na hora de solicitar o seu empréstimo online. Apenas lembre-se sempre de planejar bem o seu empréstimo para não acabar ficando com uma enorme dor de cabeça na hora de lidar com as prestações do seu empréstimo.

 

2018-08-29T14:23:04-03:0029 August 2018|Blog financeiro|0 Comments

Leave A Comment